Logo Livros.jpeg

Conheça o Projeto Leia Mais com Dr. Zilmar

São muitos anos de estudo e pesquisa na área da Psicanálise, Psicologia e Saúde Mental.   

Todas as minhas obras são frutos de estudos com pesquisas e fundamentações, as quais preparei para dar aulas em Seminários e Conferências dos cursos de Formação em Psicanálise.  É claro, que tem como embasamento os resultados em minhas clínicas e livros de  Freud, Lacan e outros.
Com certeza quem ler terá um enriquecimento intelectual muito grande para sua vida pessoal e acadêmica

1.png

Acredito que uma das coisas mais difíceis de existir é poder compreender o ser humano. Muitos estudiosos, filósofos, cientistas vêm tentado desde a própria existência do ser.

A Psicologia do Autoconhecimento nos conduz ao desenvolvimento de nós mesmos como indivíduos íntegros, em qualquer nível que nos encontremos. Quando a aplicamos em nossa vida, descobrimos o autêntico universo interno que nos levará a um nível mais maduro e frutífero no mundo em que vivemos.

Vale lembrar que esses “mundos” estão interligados e que isso faz parte da nossa Natureza Humana – a consciência do “EU”, ou seja, a consciência que tenho de minha natureza como corpo, alma e espirito, que pode fazer uma diferença.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. ...

capa do livro.jpg

A velhice é difícil de ser definida, pois é um processo que envolve a maneira como o idoso se vê e se percebe e a maneira como é visto e percebido pelos outros.

 

Essa inter-relação de olhares e visões é que vai constituir para cada um o conceito de velhice. Dessa maneira, a velhice se apresenta de maneira múltipla e diversificada. Não existe "a velhice", mas velhices.

capa.png

O desenvolvimento emocional infantil consiste na aquisição de habilidades que vão nortear comportamentos, temperamentos, expressão e controle de sentimentos futuros. Essas habilidades, no entanto, são baseadas nas experiências e situações vividas pela criança.

Pesquisas que estudaram gestantes em períodos de guerra, demonstraram que o aumento da produção de hormônios em extrema ansiedade determina um aumento da suscetibilidade biológica do bebê ao sofrimento emocional.

 

Também descobriram que as mulheres se tornam mais propensas a engravidar, como uma defesa emocional em favor a vida. Portanto há evidências de fatores físicos e emocionais entrelaçados.

oficina da psicanalise novo.png

Entendemos que os Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (Freud, 1987)2, particularmente em sua primeira versão (1905), constituem o que poderíamos designar como uma "obra aberta", em que diferentes teses sobre a pulsão sexual - muitas vezes, contraditórias entre si - são apresentadas, lado a lado, sem uma preocupação com qualquer tipo de síntese conclusiva.

A importância do texto original consiste exatamente em manter essa tensão entre abordagens divergentes, dando margem a mais de uma interpretação. A despeito das diferentes orientações presentes na primeira versão, prevalece uma concepção essencialmente perversa e polimórfica da sexualidade, o que aponta para o caráter revolucionário do sexual sustentado por Freud na época.

No entanto, se acompanharmos atentamente as reformulações acrescentadas por Freud a cada uma das edições posteriores (1910, 1915, 1920, 1924), deparamo-nos com o gradual desaparecimento da riqueza interpretativa observada na primeira versão, bem como do "aspecto aberrante da sexualidade"3, passando a apresentá-la de acordo com uma única e mesma orientação de natureza endógena e biologizante.

WhatsApp Image 2021-10-28 at 16.10.41.jpeg
volume 8 pronto.jpg
logo livros 2.jpeg